A resposta a esse título é sim, as peles mais pigmentadas são suscetíveis às manchas apesar de serem mais resistentes ao sol e ao envelhecimento precoce do que as peles menos pigmentadas. Por outro lado, a grande quantidade de melanina contribui para a aceleração do surgimento de manchas. Vale destacar que a pele mais pigmentada também precisa de proteção solar para evitar o surgimento de manchas.

“Ocorre que durante a cicatrização a pigmentação é ativada e desta forma qualquer irritação como acnes, picadas de mosquito, melasma podem gerar manchas”, explica a dermatologista Solange Emanuelle.

Segundo a médica, a utilização do filtro solar diariamente e antioxidantes como vitamina C são grandes aliados na prevenção às manchas.

“Quanto a pele está manchada, vários tratamentos podem ser indicados como cremes, peeling químico, microagulhamento e laser fracionado CO2”, acrescenta.

A dermatologista destaca que o mercado está cada vez mais atento à pluralidade dos clientes. “Hoje os produtos estão cada vez mais segmentados para atender a todos os tipos de pele porque cada uma tem sua particularidade e é preciso incentivar essa individualidade para que todos os tratamentos estejam disponíveis aos pacientes”, comenta.

Importante ressaltar que cada pele precisa ser avaliada individualmente pela dermatologista para que seja indicado o melhor tratamento. “Os médicos também estão cada vez mais atento à pluralidade e em busca de disponibilizar o melhor tratamento a cada paciente”, encerra Solange.

==========
Dra. Solange Emanuelle Volpato
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Agendamento de consultas e procedimentos:

Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Agendamento por Whatsapp 48 99143 0570

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.