O protetor solar é indispensável para a prevenção do câncer de pele, inclusive em dias nublados e chuvosos e também em todas as estações do ano, não só no verão.

A escolha do produto é uma etapa importante nesse processo de prevenção. É importante optar por produtos que ofereçam proteção contra radiação UVA e UVB e que tenham FPS (fator de proteção solar) de no mínimo 30. Quanto mais clara a pele maior deve ser o FPS.

“Para não errar, uma consulta com a dermatologista ajuda a escolher o produto mais adequado a cada tipo de pele. Peles oleosas, por exemplo, nem sempre são recomendados produtos que vemos intensa publicidade na televisão. Pessoas com acne acentuada, com algum tipo de alergia também precisam de atenção na escolha do protetor solar”, destaca a dermatologista em Florianópolis, Solange Emanuelle.

E depois de escolher o produto, importante também, é saber aplicar. Veja algumas dicas de como aplicar o filtro solar:

– Não economize na quantidade: Deve ser usado o equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo e espalhado de maneira uniforme.

– A primeira aplicação deve ser feita em casa, sem roupas e sem transpiração, pois o maiô ou o biquíni podem mudar de posição e alguma área ficar desprotegida. 

– Não esqueça de passar o produto também em áreas como dorso dos pés, mãos, nuca, orelhas e na parte de trás dos joelhos.

– A face exige um protetor solar específico para a região.

– O protetor solar deve ser reaplicado após duas horas ou depois de entrar na água.

– Além do protetor solar é importante se proteger na sombra, evitar a exposição solar nos períodos de maior emissão de UV (das 10 às 16h) e  usar roupas, chapéus e óculos escuros.

Faça a sua parte e previna-se do câncer de pele!

Dra. Solange Emanuelle Volpato
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798
Whatsapp (48) 9132-5995

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.