Você sabia que de cada quatro casos novos de câncer no Brasil, um é de pele? Para chamar a atenção para a prevenção da doença inicia este mês a campanha Dezembro Laranja.

O câncer de pele mais comum é o carcinoma ou não melanoma que quando diagnosticado e tratado precocemente tem alta chance de cura. Outro tipo de câncer de pele é o melanoma que apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e letal.

“Vale ressaltar que a consulta de rotina com a dermatologista, principalmente para as pessoas de pele mais clara, com casos na família, e acima dos 40 anos é indispensável. Se verificar aparecimento ou modificações de pintas ou manchas também é necessário procurar avaliação especializada”, destaca a dermatologista em Florianópolis, Solange Emanuelle.

A principal maneira de prevenir a doença é a proteção da radiação ultravioleta. E cabe aqui repetir os cuidados com a prevenção que são alertados rotineiramente por médicos e entidades médicas representativas:

– Evitar a exposição prolongada diretamente à luz solar, especialmente entre as 10 e 16 h, quando a luz UV é mais intensa.

– Utilizar protetor solar que tenha fator de proteção (FPS) acima de 30. O uso em praia e piscinas deve ser controlado e sua reaplicação feita a cada mergulho ou a cada duas horas.

– Usar roupas adequadas: camisas de mangas compridas, calças compridas ou saias longas oferecem mais proteção e as cores escuras protegem mais do que as cores claras. Se possível, dê preferência para roupas especiais, com fator de proteção.

– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

– Usar chapéu com aba para proteger orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa.

– Usar óculos de sol para proteção dos olhos e pálpebras.

Dra. Solange Emanuelle Volpato
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798
Whatsapp (48) 9132-5995

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.