Em dias mais quentes, como é o caso do verão que se aproxima, é comum que as pessoas que sofrem de hiperidrose ou suor excessivo, se sintam mais incomodadas. Um tratamento eficaz para controlar o problema é a aplicação da Toxina Botulínica, que bloqueia as terminações nervosas na região das glândulas sudoríparas e com isso, controla o suor.

A hiperidrose tem diferentes causas, mas fatores emocionais, hereditários e até algumas doenças podem estar relacionadas ao problema que geralmente atinge as axilas, as palmas das mãos, o rosto, a virilha e as plantas dos pés. Ela pode afetar pessoas de qualquer idade e apesar da eficiência do tratamento, é um problema ainda sem cura definitiva.

“É muito importante o paciente passar por uma avaliação criteriosa com a dermatologista para que seja possível apontar gravidade do caso. Há pessoas que o suor excessivo molha as roupas e sapatos. Há outras em que a situação é mais amena. Mas de toda forma, a queixa do paciente é pelo desconforto e indicar o tratamento com a Toxina Botulínica tem sido a maneira mais eficiente de até mesmo, elevar a autoestima de quem sofre com a hiperidrose. Há pacientes que se privam de convivência social porque sentem vergonha do suor excessivo”, explica a dermatologista em Florianópolis, Solange Emanuelle Volpato Steckert.

De acordo com a médica, feita a avaliação, é agendado o procedimento, que leva em média 40 minutos. “Não há necessidade de internação hospitalar. A aplicação da Toxina Botulínica é realizada no consultório com anestesia, garantindo maior conforto ao paciente. Na minha vivência clínica, observo que o efeito do tratamento dura em média seis meses. Quando o medicamento começa a cessar o efeito, o paciente observa o retorno do suor e volta para nova avaliação e aplicação”, acrescenta Solange.

A dermatologista destaca que o suor excessivo não é o mesmo provocado pela prática de atividade física. “As pessoas que sofrem com hiperidrose suam até mesmo em períodos mais frios. O resultado pode até ser próximo à quem acabou de praticar algum esporte, mas não estamos falando da mesma coisa”, esclarece. 

Dra. Solange Emanuelle Volpato
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798
Whatsapp (48) 9132-5995

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.