Fique alerta aos sinais e sintomas da Sífilis e previna-se!

O terceiro sábado de outubro é dedicado ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita como forma de conscientizar a população sobre a Doença Sexualmente Transmissível (DST). A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode acometer qualquer pessoa sexualmente ativa ou recém-nascidos, tendo em vista que pode ser transmitida de mãe para o filho na gestação ou no parto. 

Quando a sífilis é detectada, o tratamento deve ser indicado por um profissional da saúde e iniciado o mais rápido possível. Se o paciente com diagnóstico tiver parceiro sexual, este também precisam fazer o teste e ambos tratados para evitar uma nova infecção.

A forma de prevenção da doença é por meio do uso da camisinha e para as gestantes é indispensável exames para identificar a doença no pré-natal. A sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

Confira quais são os principais sintomas e sinais em cada um deles.

Sífilis primária: Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na região afetada.

Sífilis secundária: Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses da contaminação e cicatrização da ferida inicial. Podem ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Sífilis latente: Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Sífilis terciária: Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930

Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798
Whatsapp (48) 9132-5995

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento