Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza a campanha Setembro Amarelo e o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil são registrados pelo menos 12 mil suicídios por ano, número que chega a um milhão em todo o mundo.

Essa triste estatística é registrada cada vez mais entre os jovens e quase 97% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de medicamentos, álcool e drogas. Ou seja, podemos ajudar a evitar o suicídio orientado as pessoas ao tratamento adequado com um psiquiatra e sua rede de apoio.

Um importante centro de referência é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser acionado de qualquer telefone a qualquer hora do dia e da semana pelo número 188.

É bom sempre lembrar que depressão não é frescura e nem fraqueza. É um problema que precisa de atenção especializada. Se você tem alguém em sua família ou muito próximo à sua convivência precisando de ajuda, seja uma palavra amiga. Dê o apoio e encaminhamento necessário. Ajude a salvar a vida!

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930

Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798
Whatsapp (48) 9132-5995

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.