A partir dos 25 anos é comum a queda natural da produção de colágeno e gordura subcutânea que com o passar do tempo, refletem em flacidez e na perda do volume facial.

“Nas pessoas jovens o desenho da face assemelha-se a um triângulo invertido, com ponta para baixo. As maçãs do rosto são altas e a mandíbula bem definida. Com o processo de envelhecimento e a perda de volume, o triangulo inverte. A mandíbula fica mais ampla e as bochechas mais caídas”, explica a dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert.

Segundo a médica, não há regra para a perda de volume facial, pois além da produção de colágeno e gordura, a exposição solar sem proteção, hábitos alimentares inadequados, fatores hormonais e tabagismo contribuem para a aceleração do processo.

Procedimento

Um dos tratamentos mais eficientes para recuperar o rejuvenescimento fácil é o preenchimento com o ácido hialurônico, que é seguro e tem resultados rápidos.

A utilização debioestimuladores de colágeno é outro recurso para a flacidez. Ele provoca uma leve reação inflamatória na derme, fazendo com que as células responsáveis pela produção de colágeno se ativem e produzam novas fibras que dão sustentação à pele.

Tanto a aplicação do ácido hialurônico como a de bioestimuladores deve ser realizada por uma dermatologista. A má utilização pode causar nódulos aparentes, perda da naturalidade e da expressão. “Há sequelas que podem ser irreversíveis”, explica Solange.

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.