Estamos na semana que inicia aqui no Sul do Brasil, a temporada de inverno.Um dos principais problemas com a pele durante esse período é o ressecamento, pois com o frio ela perde a umidade natural, e somado aos banhos muito quentes, tem a proteção (oleosidade) prejudicada.

“Sei que um banho com temperatura mais amena no inverno é difícil, mas é o correto. Para que a água não fique escaldante a dica é primeiro esquentar o ambiente com um aquecedor e não usar a temperatura da água para essa função. Além disso, os banhos devem ser curtos”, explica a dermatologista em Florianópolis, Solange Emanuelle Volpato Steckert.

Outra orientação da médica é a aplicação de hidratantes faciais e corporais. “Para cada região há um produto adequado, pois a pele do rosto não tem a mesma sedosidade que a do corpo e por isso, exige um hidratante diferente. Para quem tem a pele oleosa a recomendação é não fazer o uso contínuo do produto e alternar os dias da aplicação”.

O uso de óleos após ou durante o banho é mais uma alternativa para evitar o ressecamento. “Ao sair do banho com a pele um pouco molhada deve-se aplicar o óleo, remover o excesso com a toalha, e então espalhar o hidratante”.

A dermatologista adverte que assim como nas demais estações do ano o protetor solar deve ser utilizado diariamente e o consumo de alimentos saudáveis e de líquidos precisam ser mantidos. “Por mais que esteja frio o corpo precisa da água. Uma boa opção é investir nos chás”.

Quanto aos cabelos, a recomendação também é hidratação e evitar a água quente que afeta o couro cabeludo e produz mais oleosidade que pode provocar problemas como seborreia e caspa. “É preciso ficar atento para no inverno não colocar a perder todo um tratamento que estava sendo realizado ao longo do ano”, acrescenta a dermatologista Solange.

E já que estamos falando de inverno, Solange lembra que os lábios precisam de reforço de hidratação da mesma maneira que as demais partes do corpo. “Alguns batons incluem fator hidratante, mas se o lábio está ressecado ou a pessoa tem tendência ao ressecamento, o ideal é usar um hidrante labial e não apenas cosméticos”, explica Solange, que lembra a necessidade de reaplicá-los várias vezes ao dia. 

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.