O Dia Internacional de Conscientização do Albinismo, 13 de junho, tem a intenção de ampliar a divulgação sobre o assunto para evitar todas as formas de violência e preconceito enfrentadas por pessoas albinas em todo o mundo.

O albinismo é uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina – pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos, e também leva a modificações da estrutura e do funcionamento ocular, desencadeando problemas visuais. A tonalidade da pele pode variar do branco a tons um pouco mais amarronzados. Os cabelos podem ser totalmente brancos, amarelados, avermelhados ou acastanhados e os olhos avermelhados, azuis ou acastanhados.

Devido à deficiência de melanina, pessoas com albinismo são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol e apresentam com frequência envelhecimento e câncer de pele precoce.

O albinismo não é contagioso, não compromete o desenvolvimento físico e mental nem a inteligência de seus portadores. São seres humanos capazes como qualquer outro e merecem ser respeitados e terem atenção especial dos profissionais da saúde para os tratamentos decorrentes da síndrome.

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.