Falou em protetor solar, logo associamos ao sol, calor e verão. Mas você sabia que o sol dos dias frios e nublados é tão nocivo à pele quanto o dos dias quentes? E mais, que nesse período de pandemia em que temos que usar máscara também é importante a utilização do produto?

A dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert explica que a incidência dos raios UVA no outono e no inverno, se mantém praticamente a mesma dos dias de verão e são responsáveis pelas manchas na pele, pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele. “Os raios UVB, que causam a vermelhidão, chegam em menor quantidade e por isso muitas vezes as pessoas acreditam que a exposição sem proteção não prejudique, mas estão enganadas. É essencial se proteger durante todo o ano”, orienta.

Em relação ao uso da máscara, Solange comenta que a parte de fora do rosto que não está protegida pelo equipamento, tem que ser cuidada. “A aplicação do protetor se faz necessária para a testa, nariz e região dos olhos. E lembrar que se for ficar em algum lugar em que possa retirar a máscara, é importante cobrir o restante do rosto com o produto também”.

A médica ressalta que não adianta dar atenção à pele no verão e retroceder nas outras estações e que os cuidados precisam ser contínuos. “Durante os períodos mais frios podemos optar por filtros solares com ação mais hidratante, já que nesta época a pele pode ficar ressecada e sensível, mas é importante a avaliação individual de cada pessoa”, comenta.

Se você não é adepto da proteção com frequência, que tal aproveitar que hoje é o Dia Protetor Solar para implantar novos hábitos em sua rotina? 

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.