Quando se trata de espinhas é comum as pessoas utilizarem de todos os recursos disponíveis para se livrar delas e não abrem mão de crendices populares se se espalham por gerações! No caso da pasta de dente que é um produto barato e caseiro a tentação é ainda maior. Já foi indicada para queimaduras e também para “secar” espinhas. Mas será que funciona?

A dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert explica que alguns cremes dentais têm componentes bactericidas, o que faz com que as pessoas associem que será eficiente para acabar com a inflamação. No entanto, utilizar produtos não adequados pode agravar o quadro.

“A região pode ficar ainda mais irritada, desencadear alergia, ressecamento e manchas, afinal é um produto desenvolvido para os dentes e não para a pele. A aplicação da pasta de dente também pode entupir os poros, aumentando a inflamação”, explica.

De acordo com Solange, o ideal é consultar uma dermatologista que irá orientar o uso de produtos testados e desenvolvidos exclusivamente para tratar de espinhas de acordo com a necessidade do paciente.

Vale ressaltar que as espinhas são provocadas por diversas causas como má alimentação, estresse, fatores hormonais e a utilização de produtos muito oleosos no rosto.

E quanto às queimaduras, Solange alerta: “Jamais use pasta de dentes! É um produto abrasivo que vai queimar mais ainda a região afetada. O principal medicamento para queimaduras leves, as domésticas de cozinha, é água. Casos mais graves devem ser avaliados e ter tratamento indicado pela dermatologista”, conclui.

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.