Muito comum entra a população, o ressecamento dos pés pode estar relacionado a diversas causas como condições climáticas, pouca hidratação, uso de sapato inadequado e até mesmo doenças. Embora possa parecer inofensivo, gerando apenas um aspecto estético desagradável, o problema merece atenção para que não se agrave.

As infecções por fungos são causas bastante frequentes do ressecamento dos pés. Se não tratadas, podem atingir as unhas e tornar mais difícil o tratamento.

Outro fator que desencadeia as rachaduras nos pés é o excesso de transpiração e ambientes úmidos. A recomendação é que se utilize, por exemplo, tênis apropriados que permitem a transpiração durante as atividades físicas e que se troque as meias diariamente. Sapatos muito baixos ou abertos também contribuem para o problema e por isso sempre que possível deve-se usar palmilhas ou protetores.

Doenças como eczema, psoríase, diabetes e tireoide também podem ter como sintomas o ressecamento e escamação dos pés e por isso é essencial que ao perceber o problema um dermatologista seja consultado para avaliação.

A hidratação da pele com cremes e pomadas especificas é o principal tratamento. Podem ser utilizados, ainda, outros compostos tópicos que auxiliem na descamação da pele. Em casos mais graves, medicações orais são recomendadas. O consumo adequado de água é outra recomendação importante.

Na dúvida, consulte sua dermatologista para o tratamento mais adequado para o seu caso.

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.