A acne – espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, é muito comum na adolescência, mas em alguns casos, podem ser identificadas em adultos, principalmente nas mulheres. Além de fatores hormonais, alguns hábitos podem contribuir para melhorar a acne:

Cosméticos – cremes, maquiagens e produtos em geral devem ser os adequados para cada tipo de pele, preferencialmente, usar o produto recomendado por sua dermatologista.

Maquiagem – usar muita maquiagem para esconder as espinhas pode deixa-las mais inflamadas. O ideal é que os poros consigam respirar e nesse caso, menos maquiagem pode resultar em menos acne.

Medicação – jamais se automedique e converse com sua dermatologista sobre remédio para acnes e sobre os medicamentos que podem agravar o problema ou induzir o surgimento de acnes e também alergias cutâneas.

Limpar a pele: é essencial limpar bem a pele, principalmente ao acordar e antes de dormir. A limpeza correta retira os tecidos mortos, poeira, rastros de poluição e a oleosidade excessiva. Importante destacar que não se deve lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso estimula a produção de sebo pela pele e faz o efeito contrário ao desejado.

Evite espremer espinhas e cravos: espremer as espinhas e cravos podem permitir a contaminação do rosto – e também outras partes do corpo ondes aparecem como colo e costas, com as bactérias das mãos bem como pode aumentar a inflamação da pele, além de gerar chances de cicatriz.

Protetor solar: use sempre o protetor solar, mas em caso de acne, converse com sua dermatologista sobre o produto mais adequado para a sua pele. Produto errado por piorar a situação e o não uso do protetor, além dos riscos de câncer de pele, pode provocar manchas e cicatrizes que exigirão tratamentos mais demorados para serem tratados.Lembre-se: Seguir o tratamento recomendado pela dermatologista para eliminar acne é essencial, mas também é importante rever seus hábitos para ter um melhor resultado.

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.