O incentivo ao uso do protetor solar mobiliza há 30 anos médicos em todo o mundo. Além de evitar queimaduras provocadas pela exposição ao sol, também é responsável por evitar o aparecimento de manchas na pele e também, é fator importante de prevenção ao câncer de pele.

Além do câncer de pele, a exposição sem proteção à luz do sol causa enrugamento e manchas escuras na pele – o lentigo, comuns em pessoas acima dos 50 anos. O filtro solar é muito eficaz para doenças que são pioradas pelos raios ultravioleta como o lúpus eritematoso.

O filtro solar recomendado para a maioria das pessoas é a partir do fator de proteção solar (FPS) 30 – tanto para o rosto quanto para o corpo. É importante que o produto seja aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas – regra válida para os produtos com proteção à água.

Quanto à composição de acordo para cada tipo de pele, a dúvida deve ser tirada com a dermatologista. “Produtos oleosos demais tendem a prejudicar a pele de quem tem espinhas. A avaliação permite a orientação para o produto mais adequado para cada tipo e cor de pele, bem como a quantidade que deve ser aplicada em cada região e se há necessidade de usar um tipo de produto para o rosto e outro para o corpo”, destaca a dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert.

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.