O recente diagnóstico de câncer de pele do técnico do Vasco da Gama, Vanderlei Luxemburgo, reacende o alerta para a prevenção da doença que não escolhe sexo, idade e nem profissão para se desenvolver. Luxemburgo retirou três pintas no nariz para realização de biópsia. O laudo identificou uma delas como melanoma – um dos tipos mais agressivos de câncer de pele, e passará por tratamento cirúrgico.

Pintas “estranhas” são o principal sintoma do melanoma que apesar de ter o maior índice de mortalidade dos tumores de pele, quando detectado precocemente tem mais de 90% de chance de cura. Identificar esse tipo de manchas e pintas é o alerta da campanha Dezembro Laranja em 2019.

Outros famosos também tiveram que lidar com a neoplasia. A apresentadora Ana Maria Braga por 10 anos lutou contra um melanoma no antebraço e a atriz Claudia Raia teve a doença na perna.

Aos 22 anos a modelo Bárbara Evans revelou que foi diagnosticada com um melanoma no colo e por ter desconfiado da pinta com formato diferente descobriu a doença logo no início e conseguiu a cura. O caso dela reforça que a doença não exclui os jovens e que o cuidado com as crianças deve ter atenção especial tendo em vista que o desenvolvimento da doença pode ser cumulativo – falta de cuidados na exposição ao sol por anos pode representar diagnóstico de câncer de pele em alguns anos.

A melhor maneira de prevenção do câncer de pele é evitar a exposição solar nos horários de pico de incidência dos raios solares (das 10 às 16h), utilizar sempre protetores solares (independente da época do ano), chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV quando estiver exposto ao sol.

Crianças e pessoas de pele negra estão mais distante do grupo de risco, mas não quer dizer que estejam livres de serem diagnosticadas com a doença.

Sempre importante reforçar que a dermatologista deve ser procurada quando do surgimento de manchas ou pintas estranhas no corpo.

Fotos: Divulgação TV Globo / Giovanni Belo Folhapress / Instagram

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.