O que é Eflúvio Telógeno?

O Eflúvio Telógeno é caracterizado pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Ao invés de perder entre 100 e 120 fios diariamente, são em torno de 200 a 300 fios. O problema é reconhecido principalmente quando grandes quantidades de cabelos caem durante o banho ou ficam na escova ou pente.

Geralmente quando a doença é aguda está associada a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda como pós-parto, febre, infecção aguda, dietas muito restritivas, cirurgias, especialmente a bariátrica, e estresse.

No caso crônico, a fase inicial é semelhante à aguda, porém conforme o tempo passa, o paciente fica com o cabelo mais volumoso na base e menos volumoso no comprimento. O problema nem sempre tem causa definida, mas normalmente está associado a doenças autoimunes.

O que é Calvície?

A alopecia androgenética (calvície), pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum nos homens também pode acometer as mulheres. Diversos fatores de genéticos e hormonais podem desencadear o problema.

Quais os tratamentos?

Tanto para Eflúvio Telógeno como para a Calvície há vários tratamentos:

Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP@): por meio de microagulhas são inseridos medicamentos ativos diretamente no local em que é necessária a aplicação. Além da medicação, o efeito do microagulhamento estimula o metabolismo do couro cabeludo a contribuir com o crescimento de fios. O número de sessões varia de acordo com o problema a ser tratado. O intervalo entre cada uma delas deve ser de, no mínimo, um mês. 

Drug Delivery(entrega de ativos): por meio do laser são injetados medicamentos no local que requer tratamento. O aparelho facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos e com isso, é possível reduzir o tempo de tratamento. O número de sessões é variado e deve ser realizada uma por mês.

Mesotarapia Capilar: É um procedimento minimamente invasivo em que são aplicadas, através de agulhas muito finas, diretamente no couro cabeludo, substâncias que estimulam o crescimento dos fios. O tratamento é praticamente indolor para a maioria das pessoas.

Medicamentos orais e tópicos: São utilizados fora do consultório e administrados pelo próprio paciente.

A dermatologista é o profissional capacitado para o diagnóstico da doença e indicação do tratamento de forma mais eficiente e com menor risco ao paciente.

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.