Durante todo o mês de novembro, a cor azul ganha destaque mundial para chamar a atenção para duas doenças com grandes índices entre a população: o câncer de próstata e a diabetes.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e 95% dos tumores quando são descobertos estão em fase avançada, o que dificulta a cura.

A única forma de evitar o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A recomendação é que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem realizar consultar com o urologista, que irá indicar os exames adequados.

Presente na vida de 7% dos brasileiros, a diabetes causa o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.

A melhor forma de prevenir a doença são hábitos saudáveis como comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; não fumar, praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias) e manter o peso controlado. O endocrinologista e o médico clínico são profissionais aptos para orientar na prevenção e no tratamento da diabetes.

Prevenir é sempre a melhor opção. Cuide da sua saúde!

Fonte: Ministério da Saúde

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.