Em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, é celebrado hoje, 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. Nascido em 1872, foi o pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira e nesse ano em que tantas notícias falsas acabaram por desorientar a população e reduziu os índices de vacinação em praticamente todos os Estados, vale lembrar do esforço de Oswaldo Cruz em 1904, de promover a vacinação em massa contra a varíola. Os jornais lançaram uma campanha contra a medida do médico, o congresso protestou e o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacina.

Participe das chamadas às campanhas de vacinação. Cumpra rigorosamente o calendário de vacinação de seu filho. Observe as pessoas próximas com mais idade e atente-se também à saúde delas. Há pessoas dedicadas há mais de um século a pesquisar sobre o que é melhor para a nossa saúde!

Fonte: ENSP  

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – (48) 3222-1798