
A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco de 2019, tem o objetivo de alertar sobre os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabagismo, seja ativo ou passivo. Globalmente, por volta de 165 mil crianças morrem antes dos cinco anos por causa de infecções do trato respiratório inferior causadas por exposição ao fumo passivo. Na área da dermatologia, os efeitos provocados pelo tabaco ao maior órgão do corpo humano são visíveis. A pele sofre com os efeitos provocados pelas mais de sete mil substâncias nocivas existentes em cada cigarro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição direta ou indireta ao tabaco tem como principais consequências:
Câncer de pulmão: o tabagismo é responsável por mais de dois terços dos casos de câncer de pulmão em todo o mundo. A exposição passiva ao tabaco, em casa ou no ambiente de trabalho, também pode causar a doença. Depois 10 anos sem fumar, a chance de desenvolver essas neoplasias cai pela metade.
Doença respiratória crônica: o fumo é a principal causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), constituída por bronquite crônica e enfisema pulmonar. A doença causa excesso de muco nos pulmões, tosse, dor torácica, dificuldade de respirar e cansaço.
Doenças que se manifestam ao longo da vida: a exposição de gestantes e crianças à fumaça tóxica do tabaco reduz o desenvolvimento dos pulmões e piora a função pulmonar com o tempo. Quem convive com fumantes em idade jovem tem mais chances de ter asma, pneumonia e bronquite e infecções frequentes das vias aéreas inferiores (traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares).
Tuberculose: os componentes químicos do cigarro podem fazer com que a tuberculose latente, presente em um quarto da população mundial, evolua para a forma ativa da tuberculose. Os efeitos do tabagismo nos pulmões agravam a tuberculose e aumentam substancialmente a chance de óbito por insuficiência respiratória.
Fonte: World No Tobacco Day – WHO
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474
Gastro Medical Center – (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – (48) 3222-1798
CEMISC – (48) 3380 0833