Com o feriado prolongado de carnaval há aqueles que vão para as ruas, blocos e clubes curtir a folia e também os que optam por aproveitar a praia ou piscina. Independentemente da escolha os cuidados com a pele não podem ficar de lado.

Veja algumas dicas para aproveitar o carnaval sem prejudicar a saúde:

– Evite queimaduras causadas pelo sol. Use chapéu, óculos de sol e o filtro solar com FPS 30, no mínimo, e reaplique a cada 2 horas. Prefira o filtro solar físico que tem maior aderência à pele. Se possível, esteja de camisa para também proteger o corpo, principalmente os ombros.

– Passe o repelente que deve ser aplicado por cima do filtro solar e reaplicado da mesma maneira

– Beba muita água para não ficar desidratado.

– Sempre que entrar em contato com frutas cítricas (limão, tangerina e caju), seja in natura, sucos ou picolés, lave muito bem a região antes de se expor ao sol para evitar queimaduras e manchas.

– Tente se programar para acordar cedo e aproveitar os blocos até as 10h, fora do horário de pico do sol. Se preferir, deixe para curtir a folia depois das 16h.

– Com as crianças evite fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia, aproveite fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga, não deixe as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses. Essa dica também serve para os adultos.

 – Escolha uma fantasia leve e não exagere na maquiagem. Use maquiagem, brilho e glitter de marcas de confiança para evitar dermatite de contato e alergias.

 – Proteja os pés de calosidades, traumas e risco de cortes. Use sapatos confortáveis, folgados ou tênis. Se tiver bolhas nos pés, não estoure para não infeccionar.

– Os sprays de espuma contêm substâncias tóxicas, tome cuidado, pois o contato com a pele pode causar reação alérgica.

Previna-se e curta a festa!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

*************************

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – (48) 3030-2930

Centro Catarinense de Cardiologia – (48) 3222-1798

CEMISC – (48) 3380 0833