
O grande número de casos – são mais de 176 mil novos pacientes por ano – e o alto índice de cura, levam muita gente a considerar o câncer de pele uma doença de menor agressividade. Essa crença contribui para aumentar a negligência com a prevenção, mesmo esses cuidados sendo simples e estando ao alcance de todos.
Mas é preciso sim, ter cuidado! Apesar dos carcinomas serem os tipos mais comuns de câncer de pele, há também o melanoma, o mais perigoso, com mais risco de metástase e também com maior índice de mortalidade. Felizmente é o tipo menos frequente e se descoberto precocemente, tem chances altas de cura.
Assim como outros danos causados pelo sol são cumulativos, a exposição prolongada durante a vida também aumenta a chance do câncer de pele e, consequentemente, do melanoma. Por isso os cuidados não podem se restringir à uma estação do ano ou aos momentos de lazer na praia ou piscina. Qualquer atividade ao ar livre deve ser acompanhada do protetor solar, tanto para adultos quanto crianças.
O mês que marca o início do Verão no Hemisfério Sul é dedicado ao alerta contra a doença no Brasil. As ações do Dezembro Laranja acontecem em todo o país e chamam atenção para a importância dos cuidados e de consultas anuais com um dermatologista.
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474
Gastro Medical Center – (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – (48) 3222-1798
CEMISC – (48) 3380 0833